terça-feira, 17 de agosto de 2010

Àguas misteriósas



Dando continuidade ao post anterior, fui em busca de saber mais sobre o riacho que incomoda à tantos moradores no nosso lindo balneário. Resolvi seguir o curso do riacho em direção à sua nascente, para averiguar a presença de ligações clandestinas de esgoto doméstico.
Não foi difícil encontrar onde parte do leito do riacho passava, em frente ao balão de retorno da Rua Ranulpho José de Souza Sobrinho.


Estacionei meu carro e fui conferir o curso do riacho, que passa entre terrenos desembocando na praia. Os proprietários dos terrenos que circundam essa parte do curso do riacho com certeza não respeitaram as leis ambientais, construíram seus empreendimentos praticamente em cima do riacho.



O que pude constatar é uma situação feia. Apesar da área em volta ser bem cuidada (grama e plantas) ainda pude encontrar lixo deixado por pessoas que aparentemente frequentam o local para consumir bebidas alcoólicas e praticar sexo.









O lugar ainda serve de berçário para a mosquitada que incomoda os moradores da região. Encontrei lixo, mas não visualizei nenhuma ligação de esgoto aparente.






Em meu próximo post continuarei seguindo o curso do riacho em direção à nascente, afim de esclarecer a procedência dessas águas misteriosas que desembocam no canto esquerdo da praia de Canasvieiras.

2 comentários:

  1. Juliano,
    Valeu o teu esforço de ir investigar a origem da poluição no riacho. É isto que um comunicador deve fazer quando descobre algo que afeta a comunidade.
    A melhor forma de abrir o post não é dizendo que é uma continuação, mas dando o fato novo que você descobriu. No caso o fato de ter encontrado muito lixo na beira do riacho embora sem evidências de ligações clandestinas de esgoto. A idéia de que é uma continuação você embute no meio do texto.
    O que pode ser melhorado é a ligação das fotos com o texto. As fotos que você publicou (estão muito boas) contém detalhes que precisam ser destacados no texto para valorizar a imagem. Especialmente no caso das duas ultimas fotos, onde você mostra o lixo. A primeira foto, o fim da rua, ficou meio perdida porque não agrega muita coisa. Poderia ter sido substituida por outra sobre o lixo.
    Mas está ótimo. Continua assim
    Abraço
    Castilho

    ResponderExcluir
  2. a questão maior são as ligações clandestinas de esgotos domésticos lançadas nas redes pluviais que desaguam no córrego ao longo do trajeto desde a fonte no morro até o deságue no mar, ocasionados pela ignorância de alguns moradores da região

    ResponderExcluir