terça-feira, 10 de agosto de 2010

Não é de hoje...


Uma das principais preocupações dos proprietários de imóveis na praia de Canasvieiras é a balneabilidade. Periódicamnte e principalmente durante o verão são realizados testes, afim de garantir a segurança dos banhistas com relação às possíveis contaminações causadas pelo aparente esgoto presente próximo ao canto esquerdo da praia (final da Rua Acary Margarida).


Como morador da região, sempre tive conhecimento do problema e evito banho de mar no local. Autoridades relatam que o tal riacho não seria esgoto, mas sim, o escoamento de água da chuva proveniente do morro localizado atrás do local.
Já foi reportado pela rbstv o descaso com o local. Supostamente, moradores da área estariam despejando seu esgoto caseiro no arroio, o que estaria causando a poluição do local.
Passeando pelo local como faço frequentemente me deparei com uma situação contraditória: a placa de "próprio para banho"(utilizada por órgãos do governo), e logo a frente, um pinguim que parecia ter morrido intoxicado ao aproximar-se do arroio.
Ainda o desconforto de ter que pular sobre o arroio poluído, em uma praia tão linda...

A melhor solução talvez seria desviar o curso do arroio para dentro da galeria de esgoto, mantendo a praia em condições balneáveis.

Um comentário:

  1. Julianao,
    Teu post está muito bom. O tema é ótimo e as fotos estão excelentes.A única observação é sobre o pinguim morto. Você tem certeza de que o bicho morreu por causa da poluição? Se não tiver, melhor deixar na dúvida para não fazer uma afirmação sem um minimo de evidências.
    Gostaria de sugerir que você aprofundasse a tua investigação sobre o ricaho porque pode ser um fator de aproximação do blog com a comunidade. Procura ver por onde passa o riacho, se é real a suspeita de que o pessoal joga esgoto doméstico nele, tira mais fotografias, acho que é um tema para ser investigado e que pode dar ótimo material.
    Abraço
    Castilho

    ResponderExcluir